Noções básicas

Noções básicas de plataforma Activechat

Oi, bem-vindo. Conheça o Activechat! É hora de começar com os chatbots!

A ferramenta de design de conversação mais avançada e recomendamos que você reserve um tempo para explorar nossos manuais da plataforma de chatbot. 

Alguns dos conceitos podem parecer pouco óbvios no começo, mas você vai adorar o poder e a flexibilidade da plataforma assim que se acostumar.    

Não se esqueça de que estamos prontos para ajudar se você tiver quaisquer problemas ou perguntas e não hesite em entrar em contato – estamos sempre felizes em ajudá-lo a começar com os chatbots da maneira mais avançada.  

Clique à esquerda para explorar vários aspectos da plataforma e começar a criar bots que agregam valor hoje! 

Você terá uma experiência prática com a plataforma de design de conversação; portanto, primeiro você precisará criar uma conta no Activechat. Caso ainda não tenha – veja como se inscrever e fazer login.

1. Acesse  https://app.activechat.ai 

2. Preencha seus dados e não se esqueça de aceitar nossos Termos de Serviço e Política de Privacidade

3. Abra o e-mail que lhe enviamos e clique no link de confirmação.

Basicamente, isso conclui sua tarefa “criar conta do Activechat”, mas ainda há mais a ser feito!

4. Escolha o seu primeiro modelo de bot para brincar.

Estes são modelos simples que demonstram alguns dos recursos que o Activechat possui. Definitivamente, você vai querer personalizá-lo ainda mais, ou talvez até criar um bot a partir do zero – em breve entraremos em detalhes!

4. Agora você pode personalizar seu bot com a mensagem de boas-vindas (aquela que será exibida a cada novo usuário no seu chatbot) e algumas palavras-chave (o bot responderá com mensagens específicas se alguma dessas palavras-chave for detectada na entrada do usuário). A Resposta padrão será exibida se nenhuma das palavras-chave for detectada (ou seja, o bot não entendeu o que o usuário disse).

Sinta-se livre para pular esta parte por enquanto – você poderá alterá-la mais tarde no seu painel.

5. Parabéns! Seu primeiro bot está ativo (você pode testá-lo diretamente no widget à esquerda da tela) e pronto para ser conectado à sua página do Facebook, bot do Telegram ou número de telefone do Twilio SMS.

Você pode continuar com a configuração de canais de comunicação (clique em “Go live”) ou pule para o painel para começar a personalizar a conversa.

6. Se você deseja conectar o bot à sua página do Facebook, clique em “Go live” e “Login with Facebook”. Não se esqueça de verificar todas as páginas às quais você deseja conectar seu bot e conceder as permissões necessárias. Novamente, isso pode ser alterado posteriormente no seu painel.

7. Selecione em qual página seu bot deve estar conectado.

Lembre-se de que cada bot pode ser conectado apenas a uma única página. Se você precisar do mesmo bot para trabalhar em páginas diferentes, crie cópias desse bot no seu painel.

8. Conecte seu site!

Agora é hora de configurar o pixel de rastreamento e o widget de bate-papo em seu site. O widget de bate-papo exibirá uma caixa de comunicação elegante no canto inferior direito do seu site, onde os usuários poderão se comunicar com seu bot. A instalação de um pixel permitirá que seu bot reaja às ações dos usuários em todo o site (por exemplo, exiba mensagens diferentes em páginas específicas e muito mais).

Digite o endereço do site e clique em “Validate”. Você receberá o código que precisa ser inserido no código HTML do seu site.

9. Clique em “Verificar instalação” para ver se o pixel foi instalado corretamente. Ele informará quando seu site foi ativado pela última vez.

10. Selecione qual tipo de widget de bate-papo usar.

O Activechat suporta o widget de bate-papo HTML nativo e o widget de bate-papo do Facebook (se você conectou seu bot à página do Facebook nas etapas anteriores).

Ambos têm seus prós e contras. O widget de bate-papo do Facebook exigirá autenticação do Facebook para que seus usuários de bot possam conversar com seu chatbot. Nem todo mundo gosta disso, mas assim que seu bot iniciar uma conversa no seu site, ele poderá continuar no Facebook Messenger mesmo depois que o usuário sair do site. Na verdade, você obtém dados de leads a cada nova conversa e poderá transmitir mensagens de marketing posteriormente.

O widget Native Activechat não requer autenticação, mas as mensagens serão entregues somente enquanto os usuários estiverem no site. A conversa é persistente, ou seja, continuará quando o mesmo usuário visitar seu site novamente (é baseado em cookies, portanto, dependerá do navegador e do dispositivo).

Discutiremos o trabalho com diferentes widgets posteriormente em mais detalhes.

Impressionante! Está tudo pronto!✅ 

Agora você pode usar o botão Login para se autenticar com sua conta.

Agora, quando você aprender a criar uma conta no Activechat, é hora de construir seu primeiro bot!  (aqui em baixo)

OK, o design de conversação em si é definitivamente uma coisa enorme, mas você só deseja criar um chatbot rapidamente, certo? Por isso, preparamos este guia de início rápido para ajudá-lo com seu primeiro bot no Activechat Visual Chatbot Builder. 

Não abordaremos algumas coisas básicas aqui, então, aqui estão alguns links para mantê-lo atualizado:

Usando o Visual Chatbot Builder

Conceitos básicos – habilidades e eventos

Conectando o chatbot ao Facebook Messenger

Você pode criar bot tanto do zero quanto de qualquer um de nossos modelos prontos, tudo descrito neste artigo se aplica a ambos. Além disso, é uma ótima idéia fazer engenharia reversa de alguns modelos para ver como os conceitos funcionam. 

A grande ideia

A plataforma visual de chatbot da Activechat é baseada no conceito de habilidades de bot . A habilidade é uma conversa simples do chatbot que (esperançosamente) agrega algum valor ao usuário final. Pode ser marcar um compromisso, fazer uma compra, obter uma resposta para uma pergunta específica e assim por diante. Você entendeu a ideia.

Temos todo um curso de educação em design de conversação em nossa Academia Chatbot, mas, por enquanto, vamos apenas arranhar a superfície. Você deve tentar dividir seus complexos chatbots em diversas habilidades – isso facilitará o gerenciamento, a análise e a melhoria das conversas.

Existem duas habilidades básicas comuns a todo e qualquer chatbot. Eles são “start” e “default”.

A habilidade “Iniciar” é acionada quando o usuário começa a se comunicar com seu chatbot pela primeira vez. Geralmente, ele contém algum tipo de saudação personalizada e uma pequena sequência de integração – como dizer ao usuário o que esse bot pode fazer e como obter a maior parte dele.

A habilidade “Default” é acionada quando o usuário está enviando qualquer mensagem para o seu chatbot. Com base no seu objetivo de bot e nos recursos disponíveis, faz sentido verificar sobre o que é esta mensagem e escolher o fluxo de conversação (habilidade) específico com base no conteúdo da mensagem. 

Não é surpresa que você tenha as habilidades de “start” e “default” pré-integradas em todos os bots criados com o Activechat.

Etapa 1 – Crie uma sequência de integração do chatbot

Então, antes de tudo, você deve adicionar algo à sua habilidade de “start”. Aqui está um exemplo simples do nosso modelo de chatbot de restaurante e a sequência de mensagens resultante no Messenger (clique nas imagens para ampliar).

O que está acontecendo aqui? Observe o uso do bloco CATCH para ouvir o evento “start” e executar tudo o mais nessa habilidade quando esse evento for acionado.

Em seguida, estamos usando o bloco TEXT para exibir uma mensagem de boas-vindas simples para novos usuários de bot. Observe o uso da variável de sistema $ _first_name (atributo) para personalizar essa mensagem com o primeiro nome específico de usuário que o bot está obtendo do Facebook.

E, finalmente, estamos usando o bloco GALLERY para exibir um carrossel rolável que funcionará como um menu de chatbot. Observe o uso de outro CATCH ouvindo o evento “main_menu” – ele permite que você acione esse evento em qualquer outro lugar do bot com o bloco SEND posteriormente para pular a conversa para este menu novamente.

Cada cartão nesta galeria contém três botões que acionam diferentes habilidades de bot. Navegação agradável e fácil no chatbot.

Etapa 2 – Ensine um chatbot a responder aos usuários

Agora, quando você tiver sua sequência de integração, é hora de decidir como o bot deve reagir às mensagens recebidas de seus usuários. E há três abordagens básicas para isso.

Nenhuma mensagem recebida permitida

Essa é a opção mais fácil (embora não a mais inteligente). Supõe-se que você construa todas as interações possíveis com seu usuário do chatbot através de botões e respostas rápidas e não espere nenhuma entrada de forma livre (modelo de conversa estritamente baseado em árvore de decisão). 

Nesse caso, tudo o que você precisa fazer no bloco “default” é colocar alguma mensagem “nenhuma mensagem aceita” e encaminhar o usuário ao menu baseado em botão. Estamos fazendo isso com o botão de evento que aciona o evento “main_menu” – quando o usuário clica nesse botão, o bot salta para o menu principal que adicionamos à habilidade “start”.

Detecção simples de palavras-chave

Se você deseja criar um chatbot que entenda o que os usuários dizem, use palavras-chave ou entendimento da linguagem natural. Vamos começar com palavras-chave, ou seja, quando o seu chatbot estiver procurando por palavras-chave específicas na mensagem enviada pelo usuário e iniciar habilidades específicas quando uma palavra-chave for detectada. Isso pode ser facilmente alcançado através do uso do bloco SWITCH,  como mostrado no exemplo abaixo (é do nosso modelo de bot de restaurante – fique à vontade para explorá-lo e personalizar!)

O que exatamente está acontecendo aqui? Estamos verificando se a variável de sistema  $ _last_user_input  (adivinhe? Ela sempre contém a última mensagem que o bot recebeu do usuário!) Contém qualquer uma das quatro palavras-chave “menu”, “reservation”, “direction” ou “call”, acionando informações específicas habilidade para cada uma dessas palavras-chave com o bloco SEND . Se nenhuma dessas palavras-chave for detectada, o bot digitará a mensagem “Não tenho certeza sobre isso, desculpe”, seguida por um redirecionamento para um pequeno bloco persistente com um menu criado a partir de respostas rápidas (o mesmo que na sequência “start”).

Compreensão da linguagem natural

E, finalmente, a tecnologia mais avançada para fazer seu bot entender seus usuários é o entendimento de linguagem natural através do aprendizado de máquina. Estamos usando soluções de terceiros para isso, especificamente o  Dialogflow  do Google. 

Tudo o que você precisa fazer é criar seu agente do Dialogflow e ensinar algumas intenções básicas  Quando você  conecta o agente Dialogflow ao Activechat , todas as intenções são convertidas em habilidades de bot, que você pode criar para ajudar os usuários com suas solicitações. 

Um bom exemplo é o modelo de chatbot “FAQ bot with NLP” que temos – verifique-o para ver como ele funciona.

Nesse caso, a habilidade “start” seria apenas encaminhar a mensagem do usuário para o mecanismo da PNL com o bloco da PNL.

Etapa 3 – Teste e refine

Parabéns! Quando você tiver concluído essas duas habilidades básicas (“start” e “default”), seu bot estará pronto para começar a conversar com usuários reais! Agora é hora de conectá-lo ao Facebook Messenger e marcar o item “construir um chatbot”, como feito em sua lista de tarefas diárias. Não se esqueça de verificar o histórico de conversas ocasionalmente e melhorar seu fluxo com base no que você aprendeu a partir daí!

Conectar o bot ao Facebook Messenger é bem simples.

Antes de começar, verifique se você possui permissões de administrador para a página à qual deseja conectar o bot.

 1. Vá para ” Configurações ” -> “Channels” no painel do Activechat e clique no ícone de roda dentada no bloco “Facebook”.

2. Uma pequena janela com as configurações do canal do Facebook Messenger aparecerá à esquerda. Ele terá um único botão “Login with Facebook” quando você fizer pela primeira vez.

Clique no botão e siga as instruções do Facebook para fornecer as permissões necessárias para enviar mensagens em nome de suas páginas.

Não se esqueça de clicar em “Select All” para fornecer acesso a todas as suas páginas, para que você possa conectar o chatbot ao Facebook Messenger para qualquer uma delas no futuro.

E, finalmente, verifique se você tem todas as permissões ativadas.

Quando você clica em “Done”, o pop-up Configurações do Facebook será preenchido com os nomes das suas páginas do Facebook. Clique em “Conectar” para conectar seu chatbot à conta do Facebook Messenger associada a qualquer uma dessas páginas.

Observe que o Facebook permite que os chatbots sejam conectados apenas ao Pages. Você não pode conectar um bot à sua conta pessoal do Messenger ou a um mercado.

Sonhando com o melhor desempenho para seus chatbots? 

E se seus usuários não tiverem o Facebook Messenger ou o Telegram, mas você ainda quiser interagir com eles por meio do seu bot? Você pode criar um chatbot de site facilmente com o Activechat em apenas alguns passos!

Etapa 1 – instalar código de pixel

Para habilitar o widget de chatbot do site e o rastreamento do usuário em seu site, você precisará instalar nosso pixel primeiro. Isso permitirá o rastreamento de eventos do site (por exemplo, visitar páginas específicas dos usuários do chatbot).

Se você estiver usando o WordPress , vá para esta seção .

1. Vá para Configurações do seu bot – Geral e abra a seção “Install pixel”.

2. Digite o endereço do site e clique em “Validte” para obter o código.

3. Copie o código e cole-o em qualquer lugar da seção <body> do HTML do seu site.

4. Clique em “Check installation” para garantir que o código esteja funcionando. Se tudo estiver correto, ele exibirá a hora em que seu pixel esteve ativo pela última vez.

Você também pode encaminhar instruções de instalação para o desenvolvedor ou o designer do site – basta digitar o endereço no campo “Endereço de e-mail do desenvolvedor” e clicar em “Enviar”.

Etapa 2 – selecione o widget de chatbot do site

Depois que o código de pixel estiver instalado e ativo, você poderá acessar as configurações do chatbot para selecionar o tipo de widget de bate-papo exibido.

O Activechat suporta o widget de bate-papo HTML nativo e o widget de bate-papo do Facebook (se o seu bot estiver conectado à página do Facebook ).

Ambos têm seus prós e contras. O  widget de bate-papo do Facebook  exigirá autenticação do Facebook para que seus usuários de bot possam conversar com seu chatbot. Nem todo mundo gosta disso, mas assim que seu bot iniciar uma conversa em seu site, ele poderá continuar no  Facebook Messenger  mesmo depois que o usuário sair do site. Na verdade, você obtém dados de leads a cada nova conversa e poderá  transmitir mensagens de marketing  posteriormente.

O widget Native Activechat  não requer autenticação, mas as mensagens serão entregues somente enquanto os usuários estiverem no site. A conversa é persistente, ou seja, continuará quando o mesmo usuário visitar seu site novamente (é baseado em cookies, portanto, dependerá do navegador e do dispositivo).

Para escolher o tipo de widget de bate-papo em seu site, vá para Configurações do seu bot – Geral e abra a seção “Widget de bate-papo”. Escolha “Activechat widget” ou “Facebook messenger” ou até mesmo nenhum widget.

seleção de widget de bate-papo

Ambos os widgets podem ser personalizados em termos de cores, mensagens e tamanhos de fonte. Verifique estes dois links para mais detalhes:

Como personalizar o widget de bate-papo nativo do Activechat

Como personalizar o widget do Activechat Facebook Messenger

Como instalar um chatbot de pixel e site com o plugin WordPress

Os usuários do WordPress podem adicionar facilmente a funcionalidade de chatbot do site com o plugin Activechat. Aqui está como:

1. Visite o painel do WordPress e vá para a seção “Plugins”. Clique em “Adicionar novo”.

2. Digite “Activechat” na caixa de pesquisa. O plug-in “Activechat.ai chatbots e chat ao vivo” aparecerá na pesquisa.

3. Clique em “Instalar agora” e depois em “Ativar”.

site chatbot plugin para wordpress

4. O novo item “Activechat.ai” aparecerá no menu do painel do WordPress à esquerda. Clique nele para configurar.

5. Vá para as configurações do seu bot no painel do Activechat e abra a seção “Configurações avançadas”. Haverá um ID de bot na seção inferior direita. Clique no ícone para copiá-lo para a área de transferência.

onde encontrar o ID do bot

6. Volte ao seu painel do WordPress (configurações do Activechat.ai) e cole o ID para conectar esse bot ao seu site. Clique em “Conectar”.

ativação de chatbot do site

7. Selecione o tipo de widget de bate-papo a ser usado (Activechat nativo ou Facebook Messenger). Clique em “Atualizar” e pronto!