Chatbot – O futuro das lojas virtuais

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8 meses atrás
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O que é um chatbot?

São pequenos programas usados ​​para simular uma conversação humana e interagir com pessoas reais e ajudá-las com seus problemas.

E script de chatbot?

São como mensagens de conversação pré-planejadas para responder à consulta de um usuário. Dependendo da intenção do usuário, o bot seguirá um fluxo específico. Todas essas respostas compõem o script.

Existe chatbots simples, baseados em menus/botões até chatbots de IA contextuais, temos opções para escolher.

Tipos de Chatbots:

Pensar que todos os chatbots são semelhantes está incorreto. Temos vários tipos de chatbots para você escolher. Algumas tarefas podem ser executadas por bots básicos, enquanto outras exigem bots avançados.

Veja os diferentes tipos de bots:

Baseados em botões/menus

Esses chatbots apresentam aos usuários vários menus ou botões para você escolher. O usuário um botão e o bot lista os próximos botões para o usuário escolher. Isso forma uma estrutura hierárquica multinível de respostas do chatbot.

Estes são os mais utilizados, devido à sua simplicidade e natureza pouco complexa. São simples de fazer e nem necessitam de Inteligência Artificial (AI), já que o fluxo é pre-determinado. Eles são adequados para responder a consultas de pré-venda e várias perguntas frequentes e navegar através de seu site online. Eles se tornam ineficazes quando se trata de equações complexas que envolvem muitas variáveis.

Baseados em palavras-chave

Esse tipo já usa Inteligência Artificial (AI) para escolher as palavras-chave do usuário. Processando essas palavras-chave, o bot responde à consulta do cliente. Funciona como um mecanismo de pesquisa de palavras-chave e responde de acordo.

A vantagem é que ele responderá apenas ao conteúdo que foi pré-carregado. Eles não detectam erros de ortografia e são altamente contextuais.

Baseados em processamento de linguagem natural (NLP)

São os mais avançados e usam a IA para oferecer a melhor experiência ao usuário. Sua arquitetura é um pouco complexa para não-técnicos, mas cumpre o que promete. Pode lembrar as preferências e conversas específicas do usuário para improvisar ao longo do tempo. Eles são altamente contextuais, com abordagem centrada em dados para interagir com os usuários.

Eles até entendem e levam em consideração as consultas incorretas dos usuários.

Este tipo é bastante inteligente em fazer perguntas, inicializar a conversa e continuar o fluxo.

Maneiras pelos quais os chatbots estão revolucionando o e-Commerce

Compreender os chatbots não é tão difícil quanto parece. Eles se integram facilmente a outros aplicativos e se torna a melhor opção para diferentes setores. Entre uma infinidade de casos de uso, o que está sendo revolucionado é o do e-Commerce. Os proprietários de lojas on-line em todo o mundo os consideram a solução definitiva para seus problemas comuns.

Vamos ver como os bots melhoraram o comércio eletrônico, tanto para lojas quanto para clientes:

Melhor experiência do usuário

Uma das maiores vantagens de incluir bots de conversação em lojas e-Commerce é simplificar e oferecer experiências únicas aos clientes.

Melhor Atendimento ao Cliente

Um negócio que não faz nada além de dinheiro é um negócio ruim” – Henry Ford

Fornecer um ótimo suporte ao cliente é a prioridade número um de todas as empresas. Não existe negócio sem clientes, as marcas se esforçam muito para oferecer satisfação ao cliente e o chatbot é o meio mais importante para ajuda-los. Muitas empresas incorporam bots em sua estratégia de negócios apenas para esse único objetivo.

O bot está disponível 7 x 24h por semana para os clientes. Seu cliente nunca fica sem respostas.

Geração e qualificação de leads

Com a grande quantidade de itens em um e-commerce, às vezes, o cliente pode se perder para encontrar o item necessário. Os chatbots são a solução para facilmente levar os clientes ao que eles procuram.

Os chatbots permite iniciar uma conversa com os usuários e separem os usuários mais interessados. Com o processamento de linguagem natural (NLP) e inteligência artificial (AI) ao fluxo de um bot, eles têm um desempenho melhor na geração de leads do que  agentes humanos.

Com a tecnologia fluindo, alguns chatbots foram direcionados à ativação de vendas. Eles coletam e armazenam informações ao longo do tempo e automatizam a transmissão de informações às equipes de vendas para fechar os negócios.

A geração de leads pelos Chatbots o tem tornado o favorito para as equipes de marketing, pois gera uma enxurrada de leads para as empresas.

Premiar a lealdade do cliente

Os chatbots são uma ótima maneira eficaz de se conectar com clientes fiéis e regulares e fazer com que se sintam valorizados e sejam recompensados pela lealdade.

Fechando as ofertas

Muitas empresas ainda prefiram um agente humano para concluir a venda, mas isto está mudando gradualmente. Os bots têm a capacidade de vender diretamente e fazer pedidos para os usuários sem a necessidade de algum toque humano.

Mais e mais pessoas preferem os chatbots porque sabem que poderão concluir sua compra via bot.

Os chatbots de vendas estão sendo implementado pelas empresas para melhorar seu funil de vendas. Eles também oferecem a opção de acompanhar clientes que não compraram na primeira tentativa.

Os chatbots, mesmo para o comércio eletrônico, já estão aqui. Não é novidade. O uso de chatbots cresceu exponencialmente e não parece desacelerar tão cedo.

Um dos motivos básicos da expansão dos chatbots é chamado “estar cansado de aplicativos”. Os consumidores ficam aborrecidos com a necessidade de instalar aplicativos especiais em seus dispositivos móveis.

 

Fontes:

https://chatbotsmagazine.com/chatbot-report-2018-global-trends-and-analysis-4d8bbe4d924b

https://learn.g2.com/facebook-chatbots

https://www.invespcro.com/blog/chatbots-customer-service/

https://blog.ubisend.com/optimise-chatbots/chatbot-statistics

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